segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Diferença Entre DTG e Serigrafia

No mercado, e é bom que seja assim, você sempre vai encontrar diversas soluções para imprimir camisetas, tendo cada uma delas os seus prós e contras.


Dentre essas soluções disponíveis, quero destacar a estamparia digital direta – Direct to Garment ou simplesmente DTG e a serigráfica, por vezes chamada também de Silk Screen, que nada mais é do que a impressão com telas.
 

O Que é Serigrafia


A serigrafia pode ser usado para projetos simplificados, que possuam cor sólida, cuja a produção em escala seja de um modelo padronizado, por exemplos, uniformes esportivos, camisetas de brindes promocionais, entre outros.


Na serigrafia, a tinta é puxada para cima do tecido usando um rodo ou qualquer outro equipamento que permita movimentar a tinta de um lado para o outro.


Provavelmente você já deve ter percebido que a serigrafia se resume num trabalho muito artesanal e até manual, onde somente uma cor deve ser aplicada por vez. Isso exige o uso de diversas telas ou então gabarito para aplicar outras cores.

 


 O Que é Estampara Digital Direta (DTG)


Como exposto acima, DTG é o acrônimo para Direct to Garment. É um processo onde utiliza uma impressora específica jato de tinta para aplicar a tinta sobre o tecido que está sendo personalizado. Aqui, se usa tinta a base d’água, uma vez que possuem propriedades que permitem a sua absolvição total pela camiseta.


A tecnologia de estamparia digital possibilita que seja impressa imagens bem trabalhadas, com elevada concentração de diferentes cores, permitindo a personalização adequada e de qualidade do produto final. Além disso, usando o método GTG você será perfeitamente capaz de atender clientes que façam pedidos menores.


Vantagens e Desvantagens


Como você pode perceber, a solução oferecida pela estamparia digital direta (DTG) difere e muito do método da serigrafia. Em relação a maneira de estampar deve ser baseada no design almejado para a arte final bem como a quantidade que será produzida.


Como você pode perceber, a solução oferecida pela estamparia digital direta (DTG) difere e muito do método da serigrafia. Em relação a maneira de estampar deve ser baseada no design almejado para a arte final bem como a quantidade que será produzida.


Vantagens de Trabalhar Com Serigrafia



  • Baixo custo-benefício na hora de imprimir;
  • Ótima para trabalhos simples;
  • Capital médio para começar;

Desvantagens


  • Permite uso de poucas cores;
  • Somente um design por log
  • Investimento para diversas cores pode não valer a pena


Vantagens de Trabalhar Com DTG

 

  • Você pode usar diversas cores;
  • Caprichar nos detalhes de impressão;
  • Custo-benefício alto para começar;
  • Excelente para pedidos menores


Desvantagens

 

  • Custo financeiro diminui ao trabalhar com lotes maiores;
  • Tem limite na colocação de desgin
  • Tem limite nos modelos de produtos e substratos que possam ser impressos;


Qual escolher, DTG ou Serigrafia?


Essa resposta é bem subjetiva, isso porque vai de acordo com as necessidades e objetivos de cada empreendedor. Até porque há outras soluções no mercado além de serigrafia e DTG bem como várias maneiras de estampar, por exemplo, sublimação, transfer, entre outros. E cada um desses métodos possuem as suas próprias peculiaridades que devem ser analisadas antes de você fazer a sua escolha.


Resumindo, acho que o ideal é você ter um conhecimento intermediário de todas as soluções disponíveis para estamparia e realizar a sua escolha de qual técnica aplicar com base nas exigências do seu cliente. É isso!

 
Caso você tenha interesse em fazer um curso completo de design de estampas, na página inicial deste site temos um artigo completo apresentando todo o conteúdo do treinamento, que aliás é 100% online. Clique no botão INÍCIO (lá em cima) para ser redirecionado.


O conteúdo Diferença Entre DTG e Serigrafia apareceu primeiro em Curso de Sublimação Online

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Como Fazer Sublimação Em Algodão

 Primeiro vamos deixar bem claro que sublimação não é transfer, ok? Mais abaixo vamos discutir um pouco sobre isso.


É fato que o mercado de personalização de produtos está ficando cada vez mais competitivo e profissional. E isso é ótimo. É comum surgir dúvidas como:


  • Sublimação é o mesmo que transfer?
  • É possível sublimar direto em tecido de algodão?


Saber distinguir sublimação de transfer certamente será uma tarefa fácil para você que já atua neste mercado, porém é uma dúvida recorrente para você que está começando agora. E tudo bem, é super normal!


tecnologia transfer se tornou bastante conhecida pelo fato da existência de produtos extremamente acessíveis, que são: Transfer Dark e Transfer Light da Bright.


Esses produtos você encontra em várias papelarias e pode imprimir usando tintas convencionais das impressoras de escritório/casa.


A verdade é que o resultado final das camisas personalizadas usando transfer não é nada satisfatório.

 


Mas Então Qual a Diferença Entre Transfer e Sublimação?

O processo em que a tinta passa do seu estado sólido (impressa no papel) para gasoso sem passar pelo estado líquido é conhecido como sublimação.


Personalizamos um produto por meio desse processo no momento em que usamos Tempo, Temperatura e Pressão.


Pra você trabalhar com a sublimação, onde a tinta se destaca por ser especial, vale lembrar que é necessário usar produtos específicos para conseguir realizar as suas estampas.


Os tecidos necessitam ser sintéticos, por exemplo, o poliéster ao contrário das canecas, que para serem personalizadas precisam ganhar um tratamento especial com uma resina que possibilita a tinta, em estado gasoso “fixe” na louça da caneca.


Por sua vez, o transfer (onde o papel é que é especial) usa tinta convencional e o tecido você decide ao seu gosto.


No transfer, ele “fixa” na camiseta no momento em que você aplica tempo, temperatura e pressão.


É possível encontrar no mercado vários transfers específicos para algodão, entretanto não posso garantir o tempo de sua durabilidade.


Normalmente, a maioria tema a sua duração inferior a 10 lavagens.


Algo pra jamais esquecer: acrílico é impossível de ser sublimado. Eles podem ser personalizados por meio de transfer laser e não usando sublimação.


Subimando Tecido de Algodão

É preciso cautela para falar sobre este assunto, uma vez que o processo de sublimação não acontece diretamente no algodão. Há métodos que você pode usar afim de obter um acabamento mais fiel a sua arte e com alta durabilidade, como por exemplo, o OBM, Filmes de recorte e Impressão.


Certamente, se você pesquisar, irá encontrar soluções “incríveis” de como estampar tecidos de algodão usando a sublimação, porém, fique atento.


Algumas dessas soluções podem até comprometer a sua saúde  e de seus clientes, devido aos produtos utilizados.


Caso queira enveredar por esse caminho, recomendo que busque no Google pela Fremplast.


Caso você decida testar tal produto, solicite ao vendedor o certificado de segurança tóxica. Sua saúde em primeiro lugar.


Na página inicial desse site, tem um artigo completo sobre o melhor curso de sublimação online com 92 aulas completas. Clique no botão Início para ser redirecionado.


Obrigado!


O conteúdo Como Fazer Sublimação Em Algodão apareceu primeiro em Curso de Sublimação Online https://cursodesublimacaoonline.com

Melhor Papel de Transferência de Calor

Neste artigo veremos como escolher o melhor Papel de Transferência de Calor para trabalhar com sublimação.   Esse procedimento é ideal para ...